LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PYTHON



A linguagem de programação PYTHON é uma linguagem de alto nível, que foi criada em 1991 pelo matemático e programador Holandês, Guido Van Rossum.  

O nome Python surgiu da primeira coisa que veio há cabeça de Guido: Monty Python’s Flying Circus. Ele achou que o nome se encaixou perfeitamente no padrão de nomear uma linguagem em homenagem a pessoas famosas como por exemplo Pascal, Adda e Eiffel, e a tradição da CWI de utilizar nomes de programas de TV para projetos.
Por anos o autor evitou vincular a linguagem ao réptil (a cobra píton) mas desistiu quando a editora O’Reilly — que possui a tradição de utilizar animais nas capas de seus livros — sugeriu colocar uma cobra píton na capa do seu primeiro livro "Programming Python".


Python foi desenvolvido para ser uma linguagem de fácil leitura, com um visual agradável, frequentemente usando palavras e não pontuações como em outras linguagens. Para a separação de blocos de código, a linguagem usa espaços em branco e indentação ao invés de delimitadores visuais como chaves (C, Java) ou palavras (BASIC, Fortran, Pascal). Diferente de linguagens com delimitadores visuais de blocos, em Python a indentação é obrigatória. O aumento da indentação indica o início de um novo bloco, que termina da diminuição da indentação.
A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade ou expressividade. Combina uma sintaxe concisa e clara com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

As funções de Python variam entre programas de lazer, economia, cálculo, entre vários outros, a função principal do Python não é nenhuma, pois as suas funcionalidades são imensas e variam bastante dependendo do resultado que se pretende obter.

Comentários