dBase









O que é?
DBase foi o primeiro SGBD largamente utilizado industrialmente, onde se tornou um dos softwares mais vendidos durante alguns anos. O dBase era uma linguagem interpretada, que permitia ao usuário executar comandos digitando-se em uma linha de comando. Digitando um comando e pressionando a tecla Entra, o interpretador imediatamente iria executá-lo. De maneira similar, programas (arquivos texto com extensão PRG) rodavam num interpretador (com o comando DO), onde cada comando e variável eram processados em tempo de execução. Isso fazia com que os programas dBase fossem simples e rápidos de escrever e testar, porque os programadores tinham que compilá-los primeiro antes de executá-los.
A origem do dBase
O desenvolvedor original do dBase foi Wayne Ratliff.
Em 1978, enquanto trabalhava no Jet Propulsion Laboratory, Ratliff escreveu um programa de banco de dados em linguagem assembly para microcomputadores rodando CP/M para ajudá-lo a ganhar uma aposta realizada no escritório sobre quem seria o ganhador de um campeonato de futebol. O programa foi baseado no JP
LDIS (Jet Propulsion Laboratory Display Information System) de Jeb Long e intitulado "Vulcan", em homenagem ao Sr. Spock de Jornada nas Estrelas.
No final dos anos 1980George Tate, da Ashton-Tate, firmou um contrato de marketing com Ratliff. Vulcan foi renomeado para dBase, e o software rapidamente se tornou um grande sucesso.

Comentários