LG G8 ThinQ: chegou a hora de acenar para o telemóvel




Se um dia vir alguém a acenar para o telemóvel, já sabe: provavelmente trata-se de um utilizador de um G8 ThinQ que a LG acaba de dar a conhecer no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. A marca coreana estreou uma nova tecnologia de autenticação que permite desbloquear o telemóvel através da captação de imagens das veias da mão que, consoante os dados relativos à hemoglobina que circula no sangue, permitem identificar o utilizador. A solução é conhecida como Hand ID – mas não é a única que envolve as mãos do utilizador. A LG também anunciou a tecnologia Air Motion que permite ativar diferentes funcionalidades no terminal através acenos ou movimentos das mãos – sempre sem tocar no terminal.
De acordo com a Cnet, a tecnologia Air Motion já está disponível em algumas aplicações. Ampliar e encolher imagens com movimentos dos dedos, passar de uma app para outra com o deslizar da mão, ou o controlo do volume ou da reprodução de uma música ou vídeo através rodando os dedos são alguns dos exemplos dados por quem já testou nova interface gestual da LG.
Ainda não há notícias quanto ao preço ou datas de lançamento do G8 em Portugal.
As tecnologias Air Motion e Hand ID podem funcionar como chamarizes, mas também podem ser encaradas como um cartão de visita para o potencial da denominada câmara frontal de 8 MP, conhecida por Camera Z, que a LG estreou com o G8.
A nova câmara está equipada de um sensor de infravermelhos que promete alargar as possibilidades no que toca à captação de imagens em movimento ou até na produção de mapas em três dimensões, explica o Cnet. A mesma Camera Z pode ser usada para garantir uma autenticação pelo rosto – sem as falhas que aconteciam com a câmara no antecessor G7 e ainda com a vantagem de funcionar mesmo quando há pouca luminosidade. Além do rosto e das veias da mão, o G8 dispõe ainda de autenticação por impressão digital. O que, eventualmente, deixa em aberto a personalização de métodos de autenticação em cada telemóvel.
Na face traseira, o G8 pode estar equipado com duas câmaras ou três câmaras (o que permite optar por resoluções de 12 MP e 16 MP), a que se junta um efeito novo no que toca à gravação de vídeo: o novo telemóvel da LG, está apto a tirar partido da profundidade de campo para destacar um alvo que está a ser filmado em contraste, ao mesmo tempo que desfoca o cenário envolvente.
A Cnet revela ainda que o mesmo G8 pode ter variantes que poderão assegurar o mesmo tipo de funcionalidades – mas estarão equipadas com três câmaras.
Ainda não há notícias sobre a data de lançamento e preços, mas a ficha técnica do novo aparelho deixou de ter todos aqueles mistérios que permaneceram em aberto, apesar das notícias e rumores que surgiram antes do MWC. Além de um processador Snapdragon 855, de 2,8 GHz, o G8 de 6GB de memória RAM, carregamento sem fios para a uma bateria de 3500 mAh, e ainda um ecrã de 6,1 polegadas. O aparelho é resistente à água e dispõe de 128 GB de armazenamento de dados que podem ser expandidos até aos 2TB com a inserção de cartões de memória.
As novidades introduzidas pelo G8 também incidem no áudio: o som passa a ser emitido por vibrações registadas no próprio ecrã do terminal, em vez do tradicional “speaker” que tanto costuma ser colocado ao ouvido durante as chamadas telefónicas, como é usado como coluna para reproduzir música.